Vazamento de Gás de Amônia no Polo Industrial de Cubatão

//Vazamento de Gás de Amônia no Polo Industrial de Cubatão

Vazamento de Gás de Amônia no Polo Industrial de Cubatão

2018-03-14T20:11:54+00:00 4 de outubro de 2017|Categories: Notícias|Tags: , , , , |
Acidente com Gás Amônia em Cubatão - Portaria

Equipes de emergência foram mobilizadas para o terminal em Cubatão, SP (Foto: Adriana Cutino/G1)

O vazamento de gás de amônia mobilizou equipes de emergência no Polo Industrial de Cubatão, no litoral de São Paulo, nesta sexta-feira (29). Segundo o Corpo de Bombeiros, o incidente aconteceu do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), da VLI, que também integra o complexo do Porto de Santos (SP).

O vazamento ocorreu no início da tarde em um dos dutos da instalação, localizada às margens do Rodovia Cônego Domênico Rangoni e do Canal de Piaçaguera. Os bombeiros informaram que durante o transbordo de amônia houve a liberação do gás. Os brigadistas da empresa foram mobilizados e conseguiram contê-lo.

O comando do Corpo de Bombeiros disse que deslocou ao menos sete viaturas para a empresa e que equipes de outras cidades apoiaram a ocorrência, mas não houve necessidade acionar o Plano de Auxílio Mútuo (PAM). A corporação ainda informou que não houve princípio de incêndio, apesar da fumaça gerada pelo vazamento.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) explicou que técnicos constataram que o vazamento foi proveniente de uma fissura em um duto de 1,5 polegada entre o costado e um navio atracado na empresa. A operação era para o transbordo de amônia líquida da embarcação para a armazenagem do terminal.

Acidente com Gás Amônia em Cubatão - Trânsito

Acesso à instalação foi bloqueado para o trabalho de equipes de emergência (Foto: Adriana Cutino/G1)

A Prefeitura de Cubatão informou que equipes da Defesa Civil foram deslocadas para o terminal e para o bairro Mantiqueira, onde há uma comunidade, assim que notificada. Os técnicos do órgão verificaram que situação foi controlada rapidamente. Os moradores do entorno também puderam permanecer em suas casas.

Procurada, a VLI, que opera o Tiplam, informou que o sistema de segurança detectou um vazamento de gás de amônia de pequena proporção em uma tubulação. A empresa esclareceu que após identificado, imediatamente, a equipe da brigada do terminal acionou o Plano de Atendimento de Emergência (PAE).

“Por precaução, os funcionários foram retirados da área para o ponto de encontro na portaria do terminal. Ninguém ficou ferido ou precisou de atendimento médico. Também não houve danos ao meio ambiente. Após as verificações, a área foi liberada e os profissionais retornaram para suas atividades”, informou em nota.

O Tiplam ainda disse que o incidente foi de “pequena proporção”, que não houve necessidade de evacuar moradores que vivem próximo ao terminal e que as causas do vazamento estão sendo apuradas internamente. A empresa também afirmou que notificou as autoridades ambientais e as equipes de emergência sobre o ocorrido.

Acidente com Gás Amônia em Cubatão - Portaria

Terminal teve as operações interrompidas por causa do incidente (Foto: Adriana Cutino/G1)

Quer saber mais sobre detecção de gases? Confira nosso artigo Detecção de Gases.

Fonte: G1

Compartilhe Essa História, Escolha a Sua Plataforma!

Sobre o Autor:

A LEL Ambiental tem o objetivo de desenvolver e manter sérias políticas e práticas corporativas. Nossas atitudes e as atitudes de cada colaborador são baseadas na Missão, Visão e Valores da empresa. Por isso, temos o compromisso diário de fornecer aos nossos clientes a mais alta tecnologia e o melhor serviço sempre.

Deixar Um Comentário

×
Olá. Como podemos ajudá-lo?