Radiação Não Ionizante – Interferências e Ilegalidades nas comunicações

//Radiação Não Ionizante – Interferências e Ilegalidades nas comunicações

Radiação Não Ionizante – Interferências e Ilegalidades nas comunicações

2018-03-15T10:52:04+00:00 20 de julho de 2017|Categories: Blog|Tags: , , |
Radiação Não Ionizante - Antenas

Radiação Não Ionizante – Antenas de Celular

Monitorar as comunicações e identificar aquelas não permitidas é um dos pilares da segurança pública, especialmente quando ocorrem eventos que mobilizam grandes multidões.  Esse tipo de preocupação ocorre principalmente com a Copa do Mundo ou com as Olimpíadas. No Brasil não é diferente. Em 2014 e 2016, o país receberá pessoas do mundo todo, além de emissoras de TV e rádio e delegações cheias de autoridades. Este quadro apresenta uma situação que pede medidas preventivas de monitoramento para que interferências sejam detectadas antes que possam causar estragos nas transmissões autorizadas pelo órgão responsável. Nestes casos, a utilização de recursos que façam a análise do espectro dentro de faixas de sinais pré-estabelecidas e consigam isolar a comunicação suspeita para direcionar as autoridades ao local correto da emissão ilegal se faz necessária.

Narda Safety Tests Solutions, uma empresa do grupo L3 Communications, comercializa, por meio da LEL Ambiental, o Analisador de Interferência e Direção IDA-3106. Este equipamento é capaz de identificar emissões não autorizadas e indicar em um mapa a localização precisa de onde o sinal está partindo. Operando em uma banda de frequência entre 9 kHz e 6 GHz, o produto é capaz de localizar até as comunicações mais difíceis, pois possui um osciloscópio que as torna visíveis e modulação de amplitude e decompõem sinais TDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo), um sistema digital que funciona dividindo um canal de frequência em blocos de tempo individuais, podendo representar sinais de radar.

Espectro Eletromagnético

Comparação de Espectro Eletromagnético (clique para expandir)

Com quatro antenas, o IDA é capaz de cobrir as faixas de transmissão de rádio, TV, celular e comunicações via satélite. Seu autofalante embutido torna possível ouvir as transmissões, com exceção daquelas via telefonia móvel, facilitando assim a classificação em lícitas e ilícitas, o que torna o deslocamento dos fiscais certeiro. Existe outra possível utilização para o equipamento: Dentro de ambientes. A análise de interferências indoor é possível por meio de uma triangulação. Uma das principais vantagens do produto é sua leveza, pesa em torno de 3 Kg, o que torna possível o uso prolongado sem desconforto por meio do operador.

Todas essas funcionalidades podem ser utilizadas em outras aplicações. Além das militares, emissoras de TV e Rádio, por exemplo, podem se beneficiar do equipamento para identificar de onde parte o sinal que está prejudicando a qualidade de sua transmissão. Aeroportos podem localizar o endereço de onde partem as frequências que interferem na comunicação entre a torre de comando e o piloto da aeronave. O IDA é uma solução versátil e eficaz para empresas em diversas áreas de atuação.

Consulte um dos nossos consultores em radiação para mais detalhes e demonstrações.

Compartilhe Essa História, Escolha a Sua Plataforma!

Sobre o Autor:

A LEL Ambiental tem o objetivo de desenvolver e manter sérias políticas e práticas corporativas. Nossas atitudes e as atitudes de cada colaborador são baseadas na Missão, Visão e Valores da empresa. Por isso, temos o compromisso diário de fornecer aos nossos clientes a mais alta tecnologia e o melhor serviço sempre.

Deixar Um Comentário